Globalmente reconhecida pela qualidade e primazia do seu design a Cutipol tem na sua história o conhecimento profundo e alicerçado na experiência de produzir cutelarias em Portugal.
A Cutipol começa num sonho transmitido por várias gerações familiares enraizados no espírito de aperfeiçoamento, inovação e conhecimento assimilado ao longo dos tempos.
No desejo de formas puras e funcionais que caracterizam os seus talheres, a Cutipol apresenta uma vasta seleção criteriosa de objetos decorativos e utensílios de casa.
O maior desafio da Cutipol é continuar a obra e a missão dos nossos pais e fundadores, Alice e José Ribeiro.
50 anos a dar forma às ideias

No início dos anos '80, começou o processo mais intensivo de renovação da fábrica. Desde então, os filhos juntaram-se à equipa, modernizando processos, focando-se no design e potenciando a internacionalização.
Ainda assim, a perícia tradicional acompanha a inovação e desempenha um papel indispensável nos acabamentos. Os atuais 4.000m² de maquinaria aliam-se ao cuidado que só o olho humano e a experiência dos tempos são capazes de oferecer.
Todas as coleções são criadas a partir de recursos internos, projetados pela mão de José Joaquim Ribeiro, sempre com a funcionalidade e simplicidade em mente.
Os nossos refinados talheres e acessórios apresentam linhas finas e sóbrias agradáveis ao toque. A excelência da Cutipol é conhecida pela escolha dos materiais de alta qualidade e o foco nos detalhes.
É a simbiose perfeita entre a tecnologia mais sofisticada - algumas das quais desenvolvida dentro de portas - e a mão-de-obra especializada.
José Ribeiro fundou oficialmente a Cutipol a 1 de abril de 1963, levando além-fronteiras a sólida herança da cutelaria portuguesa feita à mão.
O conhecimento de hoje remonta aos primórdios das cutelarias em Portugal, em particular na região do Minho, aquela que é considerada o epicentro da cutelaria nacional. Este saber vem dos nossos antepassados: o fundador da Cutipol aprendeu as primeiras técnicas na pequena fábrica do seu pai. Em 1950, criou a sua própria fábrica, que mais tarde se tornou na Cutipol.
Ao lado dos filhos, viajou pelo mundo à procura das máquinas e processos mais avançados. A sua esposa e cofundadora, Alice Marques, foi uma força vital ao negócio - responsável por toda a parte produtiva e desenvolvimento.

Momentos decisivos
















O conhecimento vem de largos anos, dos talheres produzidos à mão pelo pai do fundador da Cutipol. José Ribeiro terá iniciado sua aprendizagem durante a infância na pequena oficina do pai.
Corria o ano de 1963 quando a marca Cutipol foi oficialmente registada.
Coleções originais começam a ser projetadas pelo designer José Joaquim Ribeiro. Por sua vez, dá também entrada o atual responsável pelo dep. comercial, David Ribeiro, outro membro da 2ª geração Cutipol – entre os nove irmãos acionistas da empresa.
O modelo Manhattan, da autoria de José Joaquim Ribeiro, foi distinguido com o prémio Design Industrial pelo Centro Português de Design.
Abertura da primeira loja física na capital. Este ano marcou ainda a abertura da 1ª loja internacional, em Paris, numa joint-venture com outras marcas lusitanas.
Abertura da 1ª loja no Porto, a Cidade Invicta. Nesse mesmo ano, o modelo recém-lançado Atlântico é selecionado para o Pavilhão de Portugal na Expo ‘98.
Na crise de 2008, a Cutipol alterou a estratégia e apontou para a internacionalização. Até então, as exportações constituíam apenas 30%, enquanto hoje exporta cerca de 93% da produção.
Vencedor do prémio Prix de l'Art de la Table da International Academy of Gastronomy. Em 2010, a Cutipol é ainda reconhecida como uma das 6 melhores marcas de cutelaria do mundo pela revista Monocle.
Talhares Cutipol conquistam o prémio internacional para a inauguração dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 – modelo GOA.
Lançamento da plataforma de ecommerce.
Colaboração com o estúdio David Collins na Handmande exhibition, promovida pela Wallpaper* Magazine. A provar a qualidade e reconhecimento internacional, está ainda a participação da Cutipol em cenas do filme «Burnt», onde Bradley Cooper foi protagonista.
A coleção Goa foi distinguida com o Good Design Award pelo Japan Institute for Design Promotion. Acontece o 1º rebranding da marca Cutipol.
Distinguida com o Home Style Award pela excelência no design. Nesse ano, a Vogue selecionou o faqueiro Goa Blue Gold para a MET Gala realizada no MoMA em NY.
É inaugurado o 1º franchising da Cutipol em Chengdu, na China. A Cutipol torna-se numa das primeiras 4 marcas portuguesas presentes no Tmall, o marketplace asiático Nº1 destinado a “brand owners”.
O 1º conjunto de talheres para criança, Alice, representa o passado e o futuro de Cutipol. É uma homenagem aos fundadores, Alice e José Ribeiro. 2019 marca ainda o ano em que a coleção Moon Matte Copper é escolhida para o 1º restaurante subaquático da Europa, o “Under” na Noruega.
A Cutipol é distinguida como PME do ano 2019 entre as 1000 melhores PME de Portugal. O prémio é atribuído pela Informa D&B em conjunto com a revista Exame e a Deloitte. Em 2020, é lançado o novo website Cutipol e inaugurada a mais recente loja em Lisboa.

Coleções
Na Cutipol, cada modelo passa por uma seleção criteriosa de matérias-primas, além de um estudo ergonómico das formas, proporções e acabamentos.
Jornal
As últimas notícias, eventos e histórias. Confira o que há de novo na cobertura dos media sobre a Cutipol.


As nossas lojas
Encontre os pontos de venda oficiais da Cutipol em Portugal. Visite o nosso showroom e conheça a nossa fábrica.
