No dia 10 de Janeiro de 2021 o chefe Vítor Sobral foi reconhecido com o Prémio Especial Cutipol Carreira 2020 do Mesa Marcada. O chefe foi o mais votado pelo painel do júri, composto por 24 chefes de cozinha, e vem suceder a Joachim Koerper (restaurante Eleven) e Dieter Koschina (restaurante Vila Joya), vencedores nos anos anteriores.

Com mais de 30 anos de carreira, Vítor Sobral continua a ser um nome de referência quando se mencionam os principais chefes a trabalhar em Portugal. Já o era na segunda metade dos anos 90, quando quem procurava uma cozinha portuguesa contemporânea tinha nos seus restaurantes de então dos pouquíssimos locais onde se encontrava modernidade e criatividade, sem nunca perder de vista as nossas raízes e memórias. De lá para cá, abriu caminhos, mudou mentalidades, formou cozinheiros, inaugurou e encerrou restaurantes, publicou livros, foi pioneiro na expansão da cozinha portuguesa no Brasil e, acima de tudo, nunca perdeu o gosto por cozinhar, por estar no fogão.

Os seus restaurantes e padarias continuam a despertar a atenção de quem os visita, tendo um sucesso cada vez maior quer em Portugal, quer no Brasil. Este prémio é, no fundo, o reconhecimento da resiliência de Vítor Sobral, num ano especialmente difícil para o setor.

Este é já o terceiro ano em que a Cutipol se junta à iniciativa promovida pelo Mesa Marcada para homenagear o contributo dos chefes a trabalhar em Portugal para o desenvolvimento e inovação da gastronomia nacional. Fatores estes, importantes para afirmação da cultura e crescimento do turismo.

Com 12 anos de existência, o blog gastronómico Mesa Marcada tem-se afirmado um dos principais guias gastronómicos em Portugal. A atribuição de prémios anual é já considerada um dos mais importantes reconhecimentos do setor.